💬Contratar conversas extras

Para que servem as conversas extras

O objetivo das conversas extras é possibilitar que a revenda contrate uma assinatura com validade a cada 1 mês, 2 meses, 3 meses, 6 meses e 1 ano, a depender da assinatura escolhida, para aumentar o limite de sessões que ela possui, sem alterar o plano inicialmente contratado.

Exemplo de Conversas Extras

Exemplo 1

No Exemplo 1 temos uma revenda que contratou um plano com 1000 sessões. Além disso, contratou também uma assinatura de mais 100 conversas extras (booster), o que totaliza 1100 sessões que ela poderá utilizar em seus clientes.

Desuso das Conversas Extras

Se a revenda não usar as conversas extras contratadas até a data do próximo vencimento, ela perde o direito ao que não usou. Além disso, com o vencimento e pagamento da fatura da assinatura, o número de conversas extras será renovado.

Tipos de Cancelamento

Cancelar manualmente uma assinatura de Conversa Extra

É possível cancelar uma assinatura de conversas extras por meio do botão de cancelar conversas extras:

Botão de cancelar conversas extras.

Ao clicar sobre o botão, uma janela surgirá perguntando "Tem certeza que deseja cancelar esse pacote de sessões extras?"

Cancelando uma conversa extra, novas faturas não serão geradas para ela. As sessões de conversas extras canceladas serão válidas até a data de vencimento da conversa extra cancelada ou, se houver, do prazo de carência após o vencimento.

Cancelar automaticamente uma assinatura de Conversa Extra

A falta de pagamento após o vencimento da conversa extra contratada leva ao cancelamento automático da mesma.

Renovação das Conversas Extras

Lembre-se que ao assinar e pagar por uma conversa extra, a revenda faz a assinatura de sessões extras com validade a cada 1 mês, 2 meses, 3 meses, 6 meses e 1 ano, a depender da assinatura escolhida.

Acada 1 mês, 2 meses, 3 meses, 6 meses ou 1 ano, a depender da assinatura escolhida, uma fatura será gerada para pagamento da assinatura de conversas extras.

Se for contratada a assinatura por meio do cartão de crédito, o pagamento será automático; se for contratada a assinatura por meio do PIX, a Revenda terá que ir um pouco antes do vencimento (não existe uma data exata) até a página de contratação de conversas extras, que é a página "Contratar conversas extras", e pagar manualmente a fatura.

Antes do vencimento de uma Conversa Extra, o sistema do ASAAS irá disponibilizar uma nova fatura para pagamento.

Falta de pagamento das Conversas Extras

Manutenção de saldo de sessões disponíveis

O consumo de conversas extras do cliente irá entrar no consumo de sessões da revenda. Ou seja, as conversas extras dos clientes contam para alocação de sessões da revenda, assim como acontece com o plano. Ou seja, quando o cliente contrata, por exemplo, um plano com 1000 sessões, ele aloca 1000 sessões do <plano + conversas extras> da revenda; o mesmo acontece quando o cliente contrata conversas extras.

É preciso garantir a manutenção de um saldo positivo de sessões disponíveis em decorrência da contratação de conversas extras pelo cliente.

Quando o cliente é quem contrata conversas extras, diferente da revenda em que as conversas extras são uma assinatura recorrente, o uso das sessões pelos clientes não expira no vencimento, nem se renova. Nesse caso, é necessário que a revenda mantenha em sua conta um número de sessões que sustente essas conversas extras contratadas pelo cliente até o uso total delas. Por exemplo:

Se a revenda contratou um plano de 1000 sessões e adquiriu uma assinatura adicional de 200 sessões extras com renovação a cada 1 mês, e distribuiu 100 sessões para cada um de seus 10 clientes, e um de seus clientes contratou 100 sessões extras, então a revenda terá que manter inicialmente um saldo de 1100 sessões, que irá diminuindo conforme o uso das sessões extras pelo cliente – se o cliente, das 100 sessões extras que tiver, utilizar 50, então a revenda terá que manter um saldo de 1050 sessões. Para isso, a revenda continuará pagando e poderá, por exemplo, manter uma assinatura de pelo menos 100 conversas extras no início, podendo ir diminuindo a assinatura conforme o cliente consome as conversas extras.

Gestão de Vencimento de Pacote de Conversas Extras

1. Notificação Pré-Vencimento

  • Três dias antes do vencimento do pacote de Conversas Extras, será exibida no sistema uma notificação visual com a mensagem: "Pacote de conversas extras expirando/expirado". Por exemplo: Se a conversa extra vence em 10/07, a notificação será exibida a partir de 07/07.

2. No Dia do Vencimento

  • A notificação visual continua ativa com o mesmo aviso: "Pacote de conversas extras expirando/expirado".

  • Um e-mail é disparado automaticamente para a revenda, informando que o pacote venceu.

3. Período de Carência (6 dias após o vencimento)

  • Se a revenda tiver tempo de carência para o pagamento de conversas extras, durante os 6 dias subsequentes ao vencimento, o pacote ainda não será cancelado automaticamente, mantendo-se as notificações visuais e o envio de e-mails sobre o vencimento.

4. Cancelamento Automático (após a carência)

  • Se o pagamento não for identificado até o vencimento, ou até o final do período de carência, a assinatura da conversa extra será cancelada automaticamente por inadimplência.

  • O sistema verifica se, com o cancelamento, o saldo de sessões da revenda ficará negativo. Se o saldo for negativo:

    • Um e-mail será enviado com o aviso: "Seu limite de sessões está negativo."

    • Uma notificação visual será exibida na interface da revenda com a mensagem: ⚠️ URGENTE: Sessões negativas.🚫 Mensagens dos clientes BLOQUEADAS.

5. Bloqueio de Sessões

  • Se o saldo de sessões da revenda estiver negativo:

    • Quando um novo contato enviar uma mensagem (o que geraria uma nova sessão), essa mensagem será bloqueada e não será recebida pelo sistema. As mensagens enviadas pelo sistema que abririam sessão também são bloqueadas. A revenda receberá um e-mail de alerta informando que uma mensagem foi bloqueada por falta de sessões disponíveis. Regra de envio: o e-mail será disparado apenas se não houver outro e-mail semelhante enviado nos últimos 60 minutos, evitando notificações repetitivas.

    • Mesmo com o bloqueio, o sistema ainda receberá e enviará mensagens para o contato caso haja sessões previamente abertas e ainda não finalizadas.

6. A partir do bloqueio, notificação diária da Revenda

Todos os dias será enviado um e-mail informando que o número de sessões foi excedido.

Faturas

Na parte inferior da página é possível visualizar as faturas geradas em decorrência da contratação das conversas extras. Os dados apresentados são o ID, valor, nome da conversa extra, status da fatura, data de pagamento da fatura e data de vencimento da fatura.

Last updated

Was this helpful?