📶Planos de assinatura
Planos Existentes
Nessa página você encontra uma tabela listando todos os planos existentes. Vamos detalhar cada coluna:
ID: Número identificador único do plano.
Título: Nome do plano.
Status: Indica se o plano está ativo, suspenso ou inativo.
Valor: Custo do plano.
Limites mensais?: se o plano está configurado com limite mensal ou não.
Limite de sessões: valor da quantidade de sessões configurada na plano.
Meses de validade: Quantidade de meses que o plano é válido após a compra.
Máximo de renovações: Número máximo de vezes que o plano pode ser renovado.
Dias de carência: Período de espera antes que o plano seja de fato cancelado.
Editar: Botão para editar as informações do plano.
Adicionar Plano
Na parte superior da página há um botão denominado "+ Adicionar plano". Ao clicar sobre esse botão uma janela é aberta e você pode adicionar um novo plano preenchendo os seguintes campos:
Título do plano: Nome do novo plano.
Descrição do plano: Descrição detalhada do plano.
Código do plano: Um identificador exclusivo que gera uma URL específica para cada plano. Ao inserir o código, uma URL será criada automaticamente. Essa URL pode ser compartilhada pela revenda com um cliente, permitindo que ele sozinho realize o cadastro, o pagamento e a ativação do plano correspondente.
Para utilizar o campo Código do Plano é preciso que a revenda possua o Asaas configurado, pois o cliente irá fazer o pagamento via cartão de crédito.
Meses de validade: Selecionar a validade do plano (1 mês, 2 meses, 3 meses, 6 meses, 1 ano). Se, por exemplo, a validade do plano for de 1 mês e a contratação foi no dia 01/10, então o vencimento será no dia 01/11; se a validade fosse 2 meses, o vencimento seria 01/12. Ao término da validade do plano, o plano estará vencido, o que cancelará o plano do cliente. Com o plano cancelado, o cliente terá acesso apenas ao menu Assinatura, onde poderá acessar os sub-menus 'Minhas assinaturas', 'Planos' e 'Conversas extras', o que possibilita o cliente realizar, por exemplo, o pagamento de uma fatura em atraso ou a contratação de um novo plano. Além disso, com o plano cancelado, as mensagens enviadas pelos contatos ao cliente não serão mais armazenadas no sistema (serão perdidas) e, caso haja Fluxo de Conversa configurado, o bot não será disparado.
É recorrente?: Definir se o plano é recorrente ou não. Ou seja, ao final do período de vencimento do plano, uma nova fatura para pagamento do cliente será gerada?
Valor: Definir o valor do plano. Quanto o cliente irá pagar pelo plano que estará sendo contratado.
Dias de carência: Número de dias antes do plano de fato ser cancelado após o vencimento. Os dias de carência começam no dia seguinte ao vencimento, ou seja, se, por exemplo, o vencimento é no dia 01/10 e a carência é de 5 dias, então o plano estará cancelado no dia 07/10. Durante o período de carência, o cliente ainda consegue acessar o sistema e conversar com seus contatos. Esse é um tempo a mais que a revenda pode fornecer, deliberadamente, para que o cliente faça o pagamento e o plano não seja imediatamente cancelado, pois é possível, por exemplo, que o cliente se esqueça de pagar o plano no dia do vencimento quando a forma de pagamento for manual, pix ou boleto.
Limite de renovações: Quantidade máxima de renovações permitidas.
Limite de sessões: define o número máximo de sessões adicionadas ao cliente do plano e que ele poderá utilizar. Esse valor de sessões é decrescido do valor de sessões disponíveis na revenda assim que o plano é ativo no cliente. Enquanto o plano estiver ativo no cliente, o número de sessões do plano da revenda ficará alocado no cliente.
Mostrar sessões: Opção para mostrar ou não para o cliente a quantidade de sessões. Dessa forma, o cliente não terá a informação de quantas sessões possui. Os seguintes campos destacados em vermelho na imagem não serão visualizados pelo cliente:

Limite Mensal: opção de Limite de sessões mensais para planos com validade superior a 1 mês Ao ativar esta opção, você define como as sessões serão distribuídas ao longo dos meses de validade do plano: Se "Sim" for selecionado: o total de sessões será disponibilizado a cada mês. Por exemplo, um plano com 1.000 sessões e validade de 3 meses oferecerá 1.000 sessões por mês, totalizando 3.000 sessões no período. Se "Não" for selecionado: o total de sessões será distribuído ao longo de todo o período de validade. Usando o mesmo exemplo, o plano terá 1.000 sessões para serem utilizadas durante os 3 meses, sem renovação mensal.
Limite de usuários: Quantidade máxima de usuários que o cliente aderente ao plano poderá ter. A depender da estratégia da revenda, pode ser conveniente limitar a quantidade de usuários que o cliente poderá ter para acessar o sistema.
Visível para clientes?: Opção para tornar o plano visível ou não para os clientes contratarem. Se o plano estiver visível, os clientes poderão realizar a contratação do plano pelo sub-menu Planos localizado no menu Assinatura.
Atente-se pois para que o cliente sozinho consiga contratar um plano é preciso ter o Asaas configurado, visto que o pagamento será por meio do cartão de crédito, PIX ou boleto.
Você pode configurar várias permissões e acessos específicos para o plano:
Dá acesso ao Flow?: Permitir acesso ao recurso Fluxo de Conversa, onde é possível configurar visualmente respostas automáticas aos contatos.
Dá acesso ao Chat?: Permitir acesso ao Chat, onde é possível trocar mensagens com os contatos.
Dá acesso aos leads?: Permitir acesso do cliente a página de Contatos.
Status: Status desse plano (ativo, suspenso ou inativo). Quando o plano estiver suspenso ou inativo, ele não aparecerá na listagem de planos para ser vinculado ao cliente. A diferença entre suspenso ou inativo é apenas a nomenclatura, visto que sua utilidade é apenas para controle.
Dá acesso ao Facebook?: Permitir acesso ao Messenger do Facebook, dessa forma é possível realizar a integração com o Messenger do Facebook e adicioná-lo como canal de atendimento. Ou seja, trocar mensagens com os contatos por meio do Facebook.
Dá acesso ao Instagram?: Permitir acesso as Mensagens Diretas do Instagram, dessa forma é possível realizar a integração com o Instagram e adicioná-lo como canal de atendimento. Ou seja, trocar mensagens com os contatos por meio do Instagram.
Dá acesso ao WhatsApp?: Permitir acesso ao WhatsApp, dessa forma é possível realizar a integração com o WhatsApp e adicioná-lo como canal de atendimento, Ou seja, trocar mensagens com os contatos por meio do WhatsApp.
Permite Login WhatsApp?: Permite que o cliente faça as configurações de integração do WhatsApp por meio de um botão de login, possibilitando que o processo seja todo automático, ao invés de manual. Com essa opção ativa, no sistema do Cliente, surgirá na página Configurações > Whatsapp-Api o botão "Logar com Facebook".
Caso, em algum momento, o plano da agência seja alterado para um que não ofereça a funcionalidade de login, todas as contas de Clientes dessa agência que possuírem login terão sua conexão removida. Nessa situação, a agência deverá reconfigurar essas contas manualmente.
Acesso aos departamentos?: Permite que o cliente adicione e gerencie os usuários do sistema utilizando-se de departamentos. Um grupo de usuários, por exemplo, poderá ser adicionado a um departamento de atendimento.
Dá acesso às transmissões?: Permitir acesso às transmissões, que é o disparo de mensagens em massa para vários contatos ao mesmo tempo.
Dá acesso ao funil?: Permitir acesso ao menu de funil de vendas, que possibilita, por exemplo, gerenciar os contatos em um Kanban de atendimento.
Por último, você pode definir limites específicos para a criação de fluxos de conversa:
Limite de fluxos: refere-se ao número máximo de Fluxos de Conversas que o cliente pode criar. Com essa limitação, o cliente precisará gerenciar todas as respostas automáticas aos contatos dentro desse limite de fluxos. Um maior número de fluxos permite uma gestão mais eficiente, facilitando o direcionamento de contatos para conversas automáticas específicas e o disparo de transmissões, que exigem um fluxo de conversa configurado para funcionar corretamente.
Após preencher todos os campos desejados, clique no botão "Adicionar plano" para salvar o novo plano.
Este tutorial deve ajudá-lo a entender como gerenciar os planos na página do sistema. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, sinta-se à vontade para perguntar!
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