📶Planos de assinatura

Perguntas Frequentes:
  • O plano do cliente está configurado para ser anual, mas as sessões não estão renovando mensalmente? Consulte: Adicionar plano > Limite mensal.

Planos Existentes

Nessa página você encontra uma tabela listando todos os planos existentes. Vamos detalhar cada coluna:

  1. ID: Número identificador único do plano.

  2. Título: Nome do plano.

  3. Status: Indica se o plano está ativo, suspenso ou inativo.

  4. Valor: Custo do plano.

  5. Limites mensais?: se o plano está configurado com limite mensal ou não.

  6. Limite de sessões: valor da quantidade de sessões configurada na plano.

  7. Meses de validade: Quantidade de meses que o plano é válido após a compra.

  8. Máximo de renovações: Número máximo de vezes que o plano pode ser renovado.

  9. Dias de carência: Período de espera antes que o plano seja de fato cancelado.

  10. Editar: Botão para editar as informações do plano.

Adicionar Plano

Na parte superior da página há um botão denominado "+ Adicionar plano". Ao clicar sobre esse botão uma janela é aberta e você pode adicionar um novo plano preenchendo os seguintes campos:

  • Título do plano: Nome do novo plano.

  • Descrição do plano: Descrição detalhada do plano.

  • Código do plano: Um identificador exclusivo que gera uma URL específica para cada plano. Ao inserir o código, uma URL será criada automaticamente. Essa URL pode ser compartilhada pela revenda com um cliente, permitindo que ele sozinho realize o cadastro, o pagamento e a ativação do plano correspondente.

Ao acessar a URL, o cliente será direcionado para uma página de cadastro, onde deverá preencher os seguintes campos: Nome Fantasia, Nome / Razão Social, E-mail, Telefone com DDD, quem fez a indicação e a senha do usuário que ele irá criar ao final do cadastro.

Após o preenchimento, o cliente clicará no botão "Selecionar Plano". Como o plano já estará pré-definido, ele será exibido automaticamente na página seguinte.. Por fim, o cliente preencherá os demais campos obrigatórios e, ao clicar no botão "Contratar", será automaticamente logado no sistema, com o plano vinculado à URL previamente gerada já ativado.

  • Meses de validade: Selecionar a validade do plano (1 mês, 2 meses, 3 meses, 6 meses, 1 ano). Se, por exemplo, a validade do plano for de 1 mês e a contratação foi no dia 01/10, então o vencimento será no dia 01/11; se a validade fosse 2 meses, o vencimento seria 01/12. Ao término da validade do plano, o plano estará vencido, o que cancelará o plano do cliente. Com o plano cancelado, o cliente terá acesso apenas ao menu Assinatura, onde poderá acessar os sub-menus 'Minhas assinaturas', 'Planos' e 'Conversas extras', o que possibilita o cliente realizar, por exemplo, o pagamento de uma fatura em atraso ou a contratação de um novo plano. Além disso, com o plano cancelado, as mensagens enviadas pelos contatos ao cliente não serão mais armazenadas no sistema (serão perdidas) e, caso haja Fluxo de Conversa configurado, o bot não será disparado.

  • É recorrente?: Definir se o plano é recorrente ou não. Ou seja, ao final do período de vencimento do plano, uma nova fatura para pagamento do cliente será gerada?

  • Valor: Definir o valor do plano. Quanto o cliente irá pagar pelo plano que estará sendo contratado.

  • Dias de carência: Número de dias antes do plano de fato ser cancelado após o vencimento. Os dias de carência começam no dia seguinte ao vencimento, ou seja, se, por exemplo, o vencimento é no dia 01/10 e a carência é de 5 dias, então o plano estará cancelado no dia 07/10. Durante o período de carência, o cliente ainda consegue acessar o sistema e conversar com seus contatos. Esse é um tempo a mais que a revenda pode fornecer, deliberadamente, para que o cliente faça o pagamento e o plano não seja imediatamente cancelado, pois é possível, por exemplo, que o cliente se esqueça de pagar o plano no dia do vencimento quando a forma de pagamento for manual, pix ou boleto.

  • Limite de renovações: Quantidade máxima de renovações permitidas.

No limite de renovações, por exemplo, se configurar 3 no campo do limite, o sistema irá renovar mais 3 ciclos, ficando ativo um total de 4, pois a assinatura não conta já como um dos ciclos. Portanto, seriam 3 renovações depois da assinatura. Ou seja, se, por exemplo, assinou em janeiro com limite de renovações 3, então irá até abril.

  • Limite de sessões: define o número máximo de sessões adicionadas ao cliente do plano e que ele poderá utilizar. Esse valor de sessões é decrescido do valor de sessões disponíveis na revenda assim que o plano é ativo no cliente. Enquanto o plano estiver ativo no cliente, o número de sessões do plano da revenda ficará alocado no cliente.

As sessões são conversas e as conversas são tópicos de mensagens 24 horas por dia entre você e seus clientes. Para mais informações, vide: O que é uma conversa?

  • Mostrar sessões: Opção para mostrar ou não para o cliente a quantidade de sessões. Dessa forma, o cliente não terá a informação de quantas sessões possui. Os seguintes campos destacados em vermelho na imagem não serão visualizados pelo cliente:

  • Limite Mensal: opção de Limite de sessões mensais para planos com validade superior a 1 mês Ao ativar esta opção, você define como as sessões serão distribuídas ao longo dos meses de validade do plano: Se "Sim" for selecionado: o total de sessões será disponibilizado a cada mês. Por exemplo, um plano com 1.000 sessões e validade de 3 meses oferecerá 1.000 sessões por mês, totalizando 3.000 sessões no período. Se "Não" for selecionado: o total de sessões será distribuído ao longo de todo o período de validade. Usando o mesmo exemplo, o plano terá 1.000 sessões para serem utilizadas durante os 3 meses, sem renovação mensal.

  • Limite de usuários: Quantidade máxima de usuários que o cliente aderente ao plano poderá ter. A depender da estratégia da revenda, pode ser conveniente limitar a quantidade de usuários que o cliente poderá ter para acessar o sistema.

  • Visível para clientes?: Opção para tornar o plano visível ou não para os clientes contratarem. Se o plano estiver visível, os clientes poderão realizar a contratação do plano pelo sub-menu Planos localizado no menu Assinatura. Atente-se pois para que o cliente sozinho consiga contratar um plano é preciso ter o Asaas configurado, visto que o pagamento será por meio do cartão de crédito, PIX ou boleto.

A opção de visibilidade para o cliente não impede o acesso ao plano por meio da URL. Mesmo que a opção "Visível para clientes?" esteja marcada como "Não", qualquer pessoa que possuir a URL do plano, cadastrada no campo "Código do plano", ainda poderá se cadastrar, realizar o pagamento e ativar o plano.

Você pode configurar várias permissões e acessos específicos para o plano:

  • Dá acesso ao Flow?: Permitir acesso ao recurso Fluxo de Conversa, onde é possível configurar visualmente respostas automáticas aos contatos.

  • Dá acesso ao Chat?: Permitir acesso ao Chat, onde é possível trocar mensagens com os contatos.

  • Dá acesso aos leads?: Permitir acesso do cliente a página de Contatos.

Lembre-se que se a revenda estiver com a permissão 'Manipular clientes sem plano' ativada e fizer login no cliente com o botão 'Logar como', será possível visualizar a página de Contatos. Entretanto, o Cliente, continuará sem poder visualizar a página de contatos.

  • Status: Status desse plano (ativo, suspenso ou inativo). Quando o plano estiver suspenso ou inativo, ele não aparecerá na listagem de planos para ser vinculado ao cliente. A diferença entre suspenso ou inativo é apenas a nomenclatura, visto que sua utilidade é apenas para controle.

  • Dá acesso ao Facebook?: Permitir acesso ao Messenger do Facebook, dessa forma é possível realizar a integração com o Messenger do Facebook e adicioná-lo como canal de atendimento. Ou seja, trocar mensagens com os contatos por meio do Facebook.

  • Dá acesso ao Instagram?: Permitir acesso as Mensagens Diretas do Instagram, dessa forma é possível realizar a integração com o Instagram e adicioná-lo como canal de atendimento. Ou seja, trocar mensagens com os contatos por meio do Instagram.

  • Dá acesso ao WhatsApp?: Permitir acesso ao WhatsApp, dessa forma é possível realizar a integração com o WhatsApp e adicioná-lo como canal de atendimento, Ou seja, trocar mensagens com os contatos por meio do WhatsApp.

  • Permite Login WhatsApp?: Permite que o cliente faça as configurações de integração do WhatsApp por meio de um botão de login, possibilitando que o processo seja todo automático, ao invés de manual. Com essa opção ativa, no sistema do Cliente, surgirá na página Configurações > Whatsapp-Api o botão "Logar com Facebook".

A opção de Permite Login WhatsApp? está disponível apenas para as revendas que fizeram a contratação dessa opção.

  • Acesso aos departamentos?: Permite que o cliente adicione e gerencie os usuários do sistema utilizando-se de departamentos. Um grupo de usuários, por exemplo, poderá ser adicionado a um departamento de atendimento.

  • Dá acesso às transmissões?: Permitir acesso às transmissões, que é o disparo de mensagens em massa para vários contatos ao mesmo tempo.

  • Dá acesso ao funil?: Permitir acesso ao menu de funil de vendas, que possibilita, por exemplo, gerenciar os contatos em um Kanban de atendimento.

Por último, você pode definir limites específicos para a criação de fluxos de conversa:

  • Limite de fluxos: refere-se ao número máximo de Fluxos de Conversas que o cliente pode criar. Com essa limitação, o cliente precisará gerenciar todas as respostas automáticas aos contatos dentro desse limite de fluxos. Um maior número de fluxos permite uma gestão mais eficiente, facilitando o direcionamento de contatos para conversas automáticas específicas e o disparo de transmissões, que exigem um fluxo de conversa configurado para funcionar corretamente.

Após preencher todos os campos desejados, clique no botão "Adicionar plano" para salvar o novo plano.

Este tutorial deve ajudá-lo a entender como gerenciar os planos na página do sistema. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, sinta-se à vontade para perguntar!

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