👜Clientes

A página de Clientes é uma ferramenta importante para o gerenciamento de clientes pelas agências. Ela permite que os usuários da agência visualizem e editem informações sobre seus clientes, bem como adicione novos clientes.

Adicionar clientes

Na parte superior direita da tela você encontrará o botão Adicionar cliente, que permite adicionar novos clientes ao sistema.

Ao clicar neste botão, uma janela surge com campos onde se pode inserir as informações do novo cliente.

Portanto, para adicionar um novo cliente, siga as seguintes etapas:

  1. Clique no botão "+ Adicionar cliente" no canto superior da página de clientes.

  2. Na janela que abrir, insira as informações do cliente.

  3. Clique no botão "Adicionar cliente" ao final do formulário.

Ao adicionar ou editar um cliente, é possível bloquear o cliente marcando a opção "Sim" no campo do formulário denominado "Bloqueado":

O cliente aparecerá na listagem de clientes com a marcação de que está bloqueado: ATENÇÃO: Quando um cliente é bloqueado, as mensagens de seus contatos continuam sendo recebidas e armazenadas pelo sistema, mas tais contatos não receberão respostas automáticas do Fluxo de Conversa (bot). Ou seja, os contatos não receberão nenhuma resposta automatizada.

Além disso, o cliente não terá acesso ao sistema. Se o cliente tentar acessar qualquer conta de usuário, receberá a seguinte mensagem:

Mesmo após o desbloqueio do cliente, os contatos que não foram atendidos pelo Fluxo de Conversa (bot), devido ao bloqueio, precisarão ser respondidos manualmente pelo cliente, ou os contatos terão que enviar uma nova mensagem para que o fluxo de conversa seja ativado.

O e-mail cadastrado no cliente receberá os seguintes e-mails:

  • E-mails do Asaas.

  • E-mails de notificação de fatura.

  • Quando a fatura estiver para expirar.

  • Cada um dos 3 dias seguintes a expiração da fatura. Amanhã, depois de amanha e depois de depois de amanhã.

  • Confirmação de pagamento.

  • Boletos.

Download da Listagem de Clientes:

O botão Download, que fica na parte superior direita da página de clientes, permite que os usuários baixem uma cópia da listagem de clientes em formato .XLSX (Excel).

Resultado do download:

Vale dizer que se houver algum filtro de pesquisa aplicado na listagem, apenas os itens listados é que serão baixados. Se nenhum filtro de pesquisa estiver sido aplicado, todos os clientes da lista serão baixados.

Filtro de busca

O filtro de busca permite que os usuários encontrem clientes específicos na listagem. Os usuários podem filtrar os clientes por Nome Fantasia, Razão social, Status, ID, Plano, Status de suspensão, Data de criação - início, Data de criação - fim, Tipo de pagamento e Status de pagamento.

É possível usar apenas um ou, se preferir, mais de um filtro ao mesmo tempo.

Listagem de clientes:

A listagem de clientes exibe uma tabela com informações sobre todos os clientes cadastrados.

A tabela inclui as seguintes colunas:

  • ID: O ID único do cliente.

  • Nome fantasia: O nome fantasia do cliente.

  • Razão social: O nome da razão social do cliente.

  • Plano: O nome do plano contratado pelo cliente.

  • Status: O status do cliente (ativo, nos casos em que possui um plano ativo; ou desativado, quando ainda não possui um plano ativo).

  • Sessões restantes: o número de sessões que ainda restam para o cliente, considerando também as conversas extras.

  • Suspenso: Indica se o cliente está suspenso ou não.

  • Data de vencimento: A data de vencimento do atual plano do cliente.

  • Data do último pagamento: A data do último pagamento do atual plano do cliente.

  • Data de criação: A data de criação do cliente no sistema.

Sobre suspensão de clientes, as seguintes informações podem ser apresentadas na coluna "Suspenso":

• Sim, nos casos em que o cliente estiver suspenso por falta de pagamento do plano no prazo;

Não, nos casos em que o plano do cliente estiver no prazo de vigência ou carência;

• Sem plano, nos casos em que o cliente ainda não possui um plano.

A suspensão é automática acontecendo quando o cliente não realiza o pagamento do plano dentro do prazo de vencimento e não há mais dias de carência no plano dele.

Por exemplo: se o plano do cliente vence dia 05/12/2026 e a carência do plano é de 5 dias, dia 11/12/2026 o plano do cliente estará suspenso automaticamente. Se o plano do exemplo não tivesse carência, o plano do cliente entraria em suspensão no dia 06/12/2026.

ATENÇÃO: Devido a suspensão o cliente não terá mais acesso ao sistema, apenas acesso ao menu "Assinaturas" para realizar o pagamento do plano ou uma nova contratação. Durante a suspensão as mensagens dos contatos dos clientes não serão salvas no sistema, nem respondidas pelo Fluxo de Conversa (bot), ou seja, serão completamente perdidas, não sendo possível recuperá-las.

Botões "Editar", "Usuário", "Plano" e "Excluir"

Os botões "Editar", "Usuário", "Plano" e "Excluir" permitem que os usuários editem o cliente, visualizem e adicionem usuários ao cliente, vejam as informações do plano do cliente e exclua clientes, respectivamente.

Editar cliente

Para editar as informações de um cliente, siga estas etapas:

  1. Clique no botão "Editar" na linha do cliente que deseja editar.

  2. Faça as alterações nas informações do cliente.

  3. Clique no botão "Salvar cliente".

Visualizar, Adicionar, Editar e Logar em Usuários

Para visualizar os usuários de um cliente e, consequentemente, adicionar, editar ou logar em um usuário, siga estas etapas:

  1. Clique no botão "Usuário" na linha do cliente que deseja visualizar.

  2. A página de informações do usuário será exibida.

Na página que se abriu é apresentada uma listagem de usuários, além de um botão de "Adicionar usuário", "Editar" e "Logar como".

Na listagem de usuários, há uma coluna denominada "Online", que indica se o usuário está disponível (online) ou não (offline) para atendimento dos contatos enviados pelo fluxo de conversa através da ação de abrir conversa para o departamento direcionando para um agente aleatório.

Se o usuário estiver online, as conversas com a seleção de agente aleatório serão enviadas para ele. Se estiver offline, as conversas serão direcionadas para os agentes que estiverem online, ou para o departamento se nenhum agente estiver disponível.

Quando o usuário faz login no sistema usando login e senha, ele será automaticamente marcado como Online. Ao fazer logout, será marcado como Offline. No entanto, se o usuário estiver logado no sistema e desativar manualmente a opção de Online, ficando Offline, ele será indicado como Offline na coluna, mesmo estando logado no sistema.

Além disso, ao usar o botão "Logar como", sem usar o login e senha do usuário do cliente, o status não será alterado automaticamente para Online se estiver marcado como Offline, nem para Offline se estiver Online. O status só pode ser alterado manualmente por meio desse acesso.

Adicionar usuário

O botão Adicionar usuário possibilita adicionar novos usuários ao cliente selecionado.

Caso você selecione o status do usuário como desativado, ele conseguirá fazer login no sistema, mas não terá acesso a nada: não conseguirá visualizar nenhuma informação, nem editar. Além disso, a seguinte mensagem irá aparecer na tela do sistema dele.

Para clientes com plano, o primeiro usuário adicionado terá todas as permissões gerais liberadas, incluindo a permissão de nível 6 para chat. Os demais usuários serão criados com permissões limitadas, especificamente: acesso à página de Chat com permissão de nível 6 de chat e permissão para ver o número de telefone dos contatos.

Para clientes sem plano, até a contratação de um plano, o primeiro usuário terá acesso apenas à página de assinatura, onde poderá gerenciar e contratar novos planos.

Os demais usuários dos clientes sem plano não terão acesso a nenhuma página.

Quando o cliente contratar um plano, as permissões de cada usuário seguirão as regras mencionadas acima.

Se for necessário alterar as permissões dos usuários limitados, o primeiro usuário deverá atribuir novas permissões aos outros usuários no sistema do Cliente, nos submenus "Permissões gerais" e "Permissões chat" do menu "Configurações".

E-mail utilizado em outros clientes.

Se o e-mail utilizado no cadastro do usuário já estiver associado a outras contas, no momento do login será exibida a opção de selecionar a conta desejada para acessar.

Após selecionar a conta e efetuar o login, o usuário poderá alternar entre as contas sem precisar inserir a senha novamente. Basta clicar no avatar localizado no canto superior direito e selecionar a opção "Trocar conta".

Editar usuário

O botão Editar permite editar as informações de um usuário que já foi criado.

A senha não pode ser alterada por aqui. Ela só poderá ser alterada pela recuperação de senha da página de login ou pelo próprio usuário na página "Meu perfil" no sistema do Cliente.

Logar como usuário

O botão 'Logar como' permite que um usuário da revenda faça login automático no sistema do cliente, sem precisar de senha.

Pagina do sistema do Cliente.

Quando o usuário da revenda acessa o cliente por meio do botão 'Logar como', as permissões desse usuário da revendasão as mesmas permissões do usuário do cliente acessado. Mesmo que a revenda tenha visualização dos menus, não será possível editar, alterar e, em alguns casos, visualizar o que o usuário do cliente não possui permissão.

Vale dizer, ainda, que é possível mais de um login simultâneo em cada um dos usuários cadastrados.

Visualizar, adicionar, alterar e cancelar plano do cliente

Documentação: Visualizar, adicionar, alterar e cancelar plano do cliente.

Excluir cliente:

Para excluir um cliente, siga estas etapas:

  1. Clique no botão "Excluir" na linha do cliente que deseja excluir.

  2. Uma caixa de diálogo será exibida solicitando a confirmação da exclusão.

  3. Clique no botão "Sim" para confirmar.

Nas revendas com plano pós-pago, antes de excluir um cliente, considere verificar se as sessões da revenda não ficarão negativas.

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